Entre os dias 16 a 20 de agosto, o coordenador do Programa Nacional da Raiva – Marcelo Wada, juntamente com técnicos do Ministério da Saúde, pesquisadores do instituto Pasteur e de outros órgãos de referência do país irão realizar o Curso para Vigilância da Raiva Silvestre, no município de Caicó.
O evento foi motivado pelo aumento no número de casos de raiva silvestre no Rio Grande do Norte, em especial aquela transmitida por morcegos não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. Na região de Caicó 34 animais já foram diagnosticados com a doença.
Ao todo 12 palestrantes participarão do curso, que terá primeiro uma fase teórica (dias 16 e 17), com explanações a respeito dos morcegos e outros animais silvestres e seus aspectos morfológicos, ecológicos e comportamentais.
Nos dias seguintes, os participantes terão aulas práticas, indo a campo para realizar coleta de material para diagnóstico, captura de morcegos, entre outros. Jeane Veríssimo, técnica da Subcoordenadoria de Vigilância Ambienta (Suvam), explica a importância da iniciativa. “É a primeira vez a Sesap promove este tipo de curso, que é muito essencial devido ao aumento de casos na região.”
Da ASCOM - Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário