quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Alerta

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CARNAUBAIS ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE " SARAMPO "


Pessoas acometidas pelo sarampo apresentam placas avermelhadas pelo corpo.

A secretaria de saúde  alerta todas as família Carnaubaenses a procurar o posto de saúde levando o cartão de vacina de seu filho. 
NO incio de 2014 já registrou 65 confirmações, todas provenientes dos Estados vizinhos ao RN .
 O sarampo é uma doença infectante e contagiosa causada pelo Morbilivírus, da Família. Ela é transmitida quando um indivíduo não imunizado entra em contato com secreções respiratórias de pessoas que possuem o vírus - seja pela ingestão ou inalação.
O sarampo é responsável pela morte de inúmeras crianças em razão das suas complicações, principalmente nos países subdesenvolvidos. No entanto, a vacinação (tríplice viral, aplicada no 1º e 4º ano de vida da criança), e a melhoria da assistência médica foram capazes de fazer com que hoje, no Brasil, a mortalidade atinja 0,5%. Sua incidência é mundial, em pessoas de ambos os sexos e, predominantemente, na faixa etária que compreende dos zero aos quinze anos de idade.
Cerca de doze dias após o contato com o vírus, surgem placas avermelhadas na pele, que se manifestam principalmente no rosto e se espalham para a região dos pés. Febre, tosse persistente, mal-estar, dor de cabeça, coriza, conjuntivite, fotofobia e manchas brancas nas mucosas da região da bochecha são alguns outros sintomas, que duram, em média, cinco dias.
As complicações incluem diarreia, otite, pneumonia, encefalite, conjuntivite grave e, em gestantes, aborto ou parto prematuro. A desnutrição é um fator que propicia este quadro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário